Matérias



Acesse o link da matéria;


  • A 550 km do mar, aulas de surfe agitam esportistas de Rio Preto





  • Aula de Surfe no SESC Rio Preto com o campeão Cisco Araña




  • Clínica com campeão do surfe e atividades esportivas são atrações do Sesc








  • Noite de relançamento de livro didático do surfista Cisco Araña recebe mais de 200 convidados
    Com a presença de amigos e admiradores do surfe evento beneficente vende mais de 100 exemplares 
    Mais de 100 livros vendidos e cerca de 200 convidados. Esses foram os números da ação social que Cisco Araña promoveu, com o relançamento de seu livro ‘Aprenda a surfar’, em prol do Gapa/BS. O evento aconteceu na noite dessa sexta-feira (dia 16), no CNA (Unidade Pinheiro Machado), e teve parte da renda dos exemplares vendidos revertida para a instituição filantrópica. 

    “O Gapa/BS depende desse tipo de ajuda, mas também é importante manter presente na vida das pessoas a conscientização sobre os perigos da Aids”, disse a presidente do Gapa/BS, Nancí Alonso. Segundo ela, muitas pessoas estão tendo a falsa sensação de segurança sobre o controle do vírus e tomando menos cuidado. 

    Já Cisco acredita que outras pessoas podem agir da mesma forma e contribuir para a sociedade. “Eu tenho o surfe como minha ferramenta de auxílio. Não esperava ver a modalidade no nível em que está atualmente quando comecei a surfar. Hoje posso contribuir com o que construí por conta da modalidade”, disse. 

    Entre os convidados presentes estava o secretário municipal de Esportes, Paulo Musa, e o secretário de Defesa da Cidadania, Paulo Murat Filho. Musa reconhece que o trabalho feito por Araña e sua história no surfe ajudam a formar cidadãos em nossa comunidade. Sobre o lançamento do livro, o secretário disse que a ação proposta por Cisco agrega ainda mais valor ao trabalho desenvolvido por ele. 

    Para Murat Filho, a cidade precisa de mais eventos desse tipo. “Sempre que possível, devemos falar sobre assuntos relacionados à cidadania. Penso que essa é a forma de causar um impacto social verdadeiramente positivo”, disse. 

    A noite contou também com o sorteio de uma prancha e diversos brindes, disponibilizados pelos apoiadores e o próprio Cisco Araña. O evento teve o apoio de Over Reef, Cisco Surfboards, Cisco Surf School e CNA (Pinheiro Machado). “A mobilização de grandes parceiros foi excelente. Só tenho a agradecer aos amigos que participaram para isso acontecer. Pretendo ampliar as minhas ações em novos projetos”, revelou Araña. 

    E5 Comunicação – http://www.grupoe5.com.br/ Assessoria de Imprensa – Surfista Cisco ArañaAcesse também nosso Twitter:www.twitter.com/E5Com 

    Jogos Abertos do Interior

    Santistas representam o surf
    Por Redação Waves em 30/10/10 08:01 GMT-03:00
    A modalidade do surf foi ratificada na última quarta-feira (27/10) durante a condução da tocha dos Jogos Abertos do Interior em Santos (SP).
    Apesar de não fazer parte do quadro oficial do evento, a modalidade foi representada na solenidade, a convite do prefeito João Paulo Tavares Papa e do Paulo Musa, secretário municipal de Esportes.

    O veterano Cisco Araña, que coordena a Escola Radical Semes / Sthill, e Leco Salazar, um dos novos talentos do Longboard e Stand Up, foram os escolhidos para conduzir a tocha pelas vias de Santos.

    O jornalista Fabio Maradei, que trabalha com divulgação de campeonatos de surf há duas décadas e hoje é assessor de imprensa do Santos Futebol Clube, também foi convidado.

    “Foi um momento muito importante e para o surf. Fiquei muito feliz em representar o esporte e também o meu pai, que está viajando”, afirma Leco.

    “Sem dúvida, representou uma grande emoção e um reconhecimento do poder público, da comunidade”, acrescenta Cisco. “Acho que todos escolhidos sentiram esta emoção”, completa Maradei.

    Com a realização do evento em Santos, o surf será uma das modalidades extras e a expectativa é de um grande público prestigiando as disputas.

    “O surf será um atrativo a mais, principalmente para o pessoal do interior. O esporte é bonito e o local das disputas colabora muito”, informa Carlos Carmelo Alves, o Melo, organizador da competição.

    O evento será realizado no Parque Municipal Roberto Mario Santini, o Quebra-Mar, entre os dias 6 e 12 de novembro.


    Professor de Surf da Unisanta, Cisco Araña, doa livro para universidades da Baixada Santista

    Por Dejair dos Santos


    A Faculdade de Educação Física e Esporte da Universidade Santa Cecília (FEFESP-Unisanta) foi a primeira do Brasil a incluir Surf em sua estrutura curricular. Com o objetivo de contribuir para a promoção do esporte entre os estudantes, Cisco Araña, professor da disciplina na Unisanta e na Escola Radical de Santos, está distribuindo o livro Aprenda a Surfar, de sua autoria, nas universidades da Baixada Santista.
    Em sua 2ª edição, o livro aborda o surf como ferramenta no esporte, lazer, saúde e integração com a natureza. Os capítulos, totalmente ilustrados, trazem a história do surfe; a anatomia e tipos de pranchas; manobras, como tubos, 360, aéreo e backplip; dicas de alimentação; fundamentos básicos de segurança; entre outros assuntos. De acordo com Araña, os livros serão doados para bibliotecas com o intuito de serem utilizados como instrumentos didáticos e referência de apoio.
    “Eu tenho o surf como minha ferramenta de auxílio. Não esperava ver a modalidade no nível em que está atualmente, quando comecei a surfar. Hoje posso contribuir com o que construí por conta da modalidade”, disse o professor.
    Araña ministra a disciplina de surf aos alunos do 2º ano da Fefesp Unisanta há dez anos. Foi o idealizador da Escola Radical, no Posto 2, em Santos, onde dá aulas desde 1991. Atualmente a escola conta com cerca de 300 alunos, com idade entre 4 e 8 anos.
    No último dia 16 de setembro, o livro Aprenda a Surfar foi relançado com renda totalmente revertida ao GAPA/BS. Os interessados em adquiri-lo podem entrar em contato com o professor pelo blog ciscoaranasurfschool.blogspot.com ou pelo telefone 3225-7417.
    Prancha adaptada – Em 2007, Araña produziu a primeira prancha adaptada para deficientes visuais no mundo. À primeira vista, a prancha parece com as outras, mas apresenta detalhes importantes para quem não possui visão. De 2,76 metros de comprimento, ela é um longboard, feito com o mesmo material emborrachado usado em bodyboards, mas tem as extremidades macias e a quilha emborrachada, para evitar contusões, além de dois guizos nas pontas, com som parecido com um chocalho, para orientação sonora. Da cor amarela, pois muitos deficientes visuais apresentam sensibilidade ao reflexo da luz, a prancha possui também pontos com relevos de EVA em seu centro e nas bordas.
    Atualmente a prancha é utilizada por deficientes visuais que participam das aulas da Escola Radical, entre eles Waldemir Pereira Corrêa, aluno do 2º ano da FEFESP. “O surf mudou minha vida e com o esporte consigo quebrar, todos os dias, paradigmas da sociedade, mostrando que pessoas portadoras de necessidades especiais são capazes de muita coisa. Esta prancha irá contribuir para melhorar minhas habilidades e, principalmente, para incentivar outros deficientes visuais a praticarem o esporte”, afirmou Corrêa, na oportunidade da entrega da prancha.
    Currículo – Professor de Educação Física formado 1982, Cisco Araña iniciou o surf na praia do José Menino, em Santos, no ano de 1968. Passou por todas as fases do surfe, sendo considerado uma lenda no esporte brasileiro. Tem se dedicado inteiramente ao esporte desde 1972, quando pela primeira vez participou de um campeonato de surf no Guarujá. Foi campeão paulista, colegial, universitário, brasileiro, além de conquistas para o desenvolvimento do surf brasileiro e principalmente da Baixada Santista.
    É responsável pela introdução do surf em universidades brasileiras, pela primeira escola pública de surf no Brasil e o pioneiro em adotar a inclusão social, ou seja, o surf para todos. Fez viagens para o Hawaií, Califórnia, França, Espanha, Ilhas Canárias, Peru e Argentina, que contribuíram para uma visão mais ampla do esporte, voltada para as questões do surf como forma de educação e cultura e no desenvolvimento humano.
    É adepto da Yoga e do Taoísmo e considerado um dos melhores shapers brasileiros. Atualmente se dedica a coordenação da escola pública de surf de Santos e ministra aulas de esportes radicais em universidades da cidade. É técnico de surf formado pela International Surfing Association (ISA) e Confederação Brasileira de Surf (CBS) e proprietário da escola Cisco Araña Surf School, em Santos, com programas voltados inteiramente a prática do esporte e projetos educacionais.



    Nenhum comentário:

    Postar um comentário